Voltar

Concepção do Sistema de Telemetria/ Telegestão e Definição de Zonas de Medição e Controlo (ZMC) nas Redes da EMARVR

  • CÓDIGO DO PROCESSO

    393.14

  • DESIGNAÇÃO

    Desenvolvimento e implementação de ZMC e concepção do sistema de Telemetria/telegestão na EMARVR

  • DONO DE OBRA

    Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Vila Real (EMARVR)

  • CLIENTE

    Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Vila Real (EMARVR)

  • LOCAL

    Vila Real

  • ANO

    2014/2015

  • DURAÇÃO DO CONTRATO

    4 Meses

  • PRINCIPAL OBJECTIVO

    Elaboração dos projectos de definição de zonas de medição e controlo (ZMC, das redes de abastecimento de água exploradas pela EMARVR, de optimização operacional das mesmas e de concepção do sistema de telemetria/telegestão na EMARVR, incluindo avaliação das necessidades de instrumentação e trabalhos de construção civil.

  • DESCRIÇÃO

    Concepção de um sistema de mediação zonada

    O “Estudo de Concepção de um Sistema de Medição Zonada" procurou a definição de níveis de zonamento progressivamente mais detalhados, que permitirá um maior controlo de zonas específicas, resultando numa solução que contempla a implementação de 81 ZMC distintas, possuindo cada uma equipamentos de monitorização e controlo digital, em tempo real, do caudal e, opcionalmente, da pressão nos pontos de entrega do sistema e nos reservatórios. Adicionalmente, identificaram-se 23 SubZMC’s que poderão ser constituídas, de forma a permitir um maior controlo de zonas com características específicas.

     

    Concepção de um sistema de telemetria/telegestão

    A solução proposta tem por objectivo o desenvolvimento e colocação em serviço de um sistema de monitorização, composto pela instalação de instrumentação (medidores de nível, caudal, pressão, pH, cloro, OD, entre outros), complementada por equipamentos de controlo local (autómatos) nas diversas infraestruturas da EMARVR que, por sua vez, irão comunicar os dados para uma aplicação de gestão centralizada. Esta aplicação será constituída por diversos módulos que assentam sobre um sistema

    SCADA, a instalar num PC com sistema operativo Windows.

    O sistema de comunicação e gestão preconizado prevê a centralização de toda a informação obtida na monitorização de cada uma das infraestruturas, através de uma plataforma de supervisão a implementar no edifício sede da EMARVR.

     

    Trabalhos complementares

    Complementarmente à instalação do Sistema de Telemetria e Telegestão, foram ainda previstas obras de construção civil adicionais, para reabilitação de algumas infraestruturas.

    Deste modo, além dos trabalhos relativos à construção de câmaras de manobras, instalação dos equipamentos necessários, substituição/ adaptação de tubagens e construção/ ampliação de algumas câmaras de válvulas de reservatórios, foram ainda projectadas obras de reabilitação e/ ou reconstrução integral de alguns reservatórios, bem como a implantação de algumas condutas na rede de distribuição de água existente.