Inventariação de Activos das Águas do Oeste (Fase II)

Código do Processo: 443.15

Implementação da inventariação e cadastro de activos fisicos na zona oeste da ADlVT

Dono da obra: Águas de Lisboa e Vale do Tejo (AdLVT)

Cliente: Águas de Lisboa e Vale do Tejo (AdLVT)

Local: Óbidos

Ano: 2015/2016

Duração do contrato: 10 meses

Principal objectivo:

Proceder à inventariação e cadastro dos equipamentos e das infraestruturas da zona Oeste da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, em conformidade com os procedimentos constantes dos procedimentos do Grupo Águas de Portugal – “Ficha de Cadastro de Activos – Actividade em Alta”

Validação e/ou identificação da localização dos activos

O processo de inventariação teve por base a verificação individualizada da informação mínima de cadastro existente para cada infraestrutura, com a identificação e/ou validação das unidades funcionais, equipamentos, activos e componentes aplicáveis a cada infraestrutura. Complementarmente, procedeu-se à classificação dos equipamentos ou componentes, existentes em cada localização de nível 8 ou, no caso de estarem previamente identificados, à sua validação promovendo as alterações/correcções necessárias.

Etiquetagem e Caracterização de activos

Com o objectivo de reforçar a localização individual dos activos procedeu-se à sua etiquetagem em conformidade com os procedimentos definidos na “Ficha de Cadastro de Activos – Actividade em Alta” e, com a finalidade complementar a informação técnica dos equipamentos, procedeu-se à sua caracterização. O registo da informação em formato digital, efectuado directamente no software, permitiu, por um lado, reduzir o volume de trabalho em gabinete e, por outro, a obviar erros de interpretação no carregamento dos dados.

Valorização energética

Paralelamente à caracterização e localização dos activos, foi efectuada a digitalização dos manuais e folhas características dos respectivos equipamentos, assim como a identificação do equipamento, ou bem inventariado, nas peças desenhadas disponibilizadas pela AdLVT ou em plantas esquemáticas.