Voltar

Cadastro das Infraestruturas de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais
17
Março

O Município de São Pedro do Sul e o Município de Vouzela seleccionaram a CTGA para a prestação de serviços de levantamento cadastral das infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais. Ambos os contratos terão a duração de 10 meses de prazo de execução.

A posse de informação cadastral precisa das suas redes de abastecimento de água e de águas residuais é de importância vital para as entidades gestoras, uma vez que o desconhecimento de tal informação condiciona a sua exploração, a eficácia das intervenções e o rigor das informações prestadas a terceiros, nomeadamente, projectistas e outras entidades que interferem com as infraestruturas. O cadastro assume assim, um papel primordial num contexto de sustentabilidade, rentabilidade e qualidade que se pretende cada vez mais assegurar.

Por conseguinte, de forma a tornar mais eficiente a gestão dos sistemas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais, há interesse, por parte destes municípios, enquanto entidades gestoras dos serviços de abastecimento e saneamento, em realizar o levantamento cadastral das infraestruturas existentes.

Assim, o objectivo destas prestações de serviços visa a completa identificação de todos os elementos constituintes das redes de abastecimento e saneamento, assim como a sua localização rigorosa e caracterização de todos os elementos que as constituem, inserindo e organizando toda a informação obtida em base de dados SIG.