Voltar

CTGA ENTREGA PROJECTOS DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE CASTRO DAIRE E VILA NOVA DE PAIVA
02
Março

No Projecto de Abastecimento de Água em “Alta” dos concelhos de Castro Daire e Vila Nova de Paiva, desenvolvido para as ATMAD - Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A., foram definidos três ramais de condutas adutoras – Ramal Adutor Bigorne/Zona Oeste, Ramal Adutor Bigorne/Castro Daire e Ramal Adutor Castro Daire/Vila Nova de Paiva – com origem no ponto de entrega na proximidade de Bigorne (concelho de Lamego), numa extensão de 80 Km de condutas gravíticas e 7 Km de condutas elevatórias.

Para o Ramal Adutor Bigorne/Zona Oeste está prevista a execução de uma estação elevatória – Estação Elevatória de Gosende (Castro Daire) – com capacidade de elevação de 11,3 L/s a uma altura manométrica de elevação de 185 m.c.a., cuja potência unitária instalada é de 37 kW. Esta estação de bombagem é indispensável para a adução de água ao Reservatório de Regularização da Zona Oeste com capacidade de 200 m3, que permitirá o abastecimento daquela área do concelho de Castro Daire.

Para o Ramal Adutor Bigorne/Castro Daire está prevista a execução de um Reservatório com capacidade de 3000 m3, que alimentará a Vila de Castro Daire e as localidades situadas na zona Sul do Concelho.

No Ramal Adutor Castro Daire/Vila Nova de Paiva está contemplada a execução de um Reservatório na Vila de Vila Nova de Paiva com capacidade de 1200 m3.