Voltar

Jornadas Técnicas da CTGA 2016
28
Novembro

As Jornadas Técnicas da CTGA, edição de 2016, decorreram no Hotel Vila Galé em Coimbra com a presença de elevado número de participantes que, interessados, assistiram ao desenrolar do Programa cujo tema o tema de fundo foi os Novos Desafios para o Sector da Água.

A abrir as Jornadas o Eng.º Gustavo Palma, quadro técnico da empresa, apresentou a conferência subordinada ao tema "O papel da Engenharia Geomática na Hidráulica do Século XXI" a que se seguiu a intervenção do Professor Carmona Rodrigues que dissertou sobre os Novos desafios, velhos problemas. Alguns assuntos em aberto na gestão da água em Portugal, conferência que lançou o mote para o debate do programa da tarde.

O Programa da manhã concluiu-se com a conferência proferida pelo jornalista Director Adjunto de Informação da SIC, José Gomes Ferreira, que analisou a situação económica e financeira do país partindo da pergunta Portugal a caminho de um novo resgate?

A frontalidade, clareza e objectividade do jornalista da SIC, associada à importância do assunto motivaram a participação da audiência que colocou diversas perguntas ao orador. Após o almoço servido no Hotel aos convidados, os trabalhos foram retomados com o debate que juntou três individualidades com experiências, visões e entendimentos diversos do modelo de gestão do sector da água a quem foi lançado o desafio de discutir o tema, as sua implicações e as soluções preconizadas por cada um dos intervenientes: Dr. Álvaro Amaro - Presidente da Câmara Municipal da Guarda, o Eng.º Manuel Moras - Presidente do Conselho de Administração da EMARVR – Água e Resíduos de Vila Real E.M., S.A. e o Eng.º Cláudio Jesus - Vogal Executivo do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal.

A moderar o debate esteve o Eng.º Jaime Melo Baptista cuja experiência de mais de 12 anos na presidência da Entidade Reguladora para o sector provaram, mais uma vez, a imprescindibilidade da sua presença num debate desta natureza.

As Jornadas Técnicas 2016 concluíram-se com mais uma conferência proferida por um quadro técnico da CTGA, Eng.º João Dinis que abordou o tema "Águas Residuais: de Resíduo a Recurso, a Mudança de Paradigma" em que foram apresentadas competências da empresa no domínio dos tratamentos avançados de tratamento de efluentes que capacitam as infraestruturas para a produção de água tratada para reutilização, para a produção de energia e sustentabilidade energética das infraestruturas e para a recuperação de materiais numa perspectiva de Economia Circular em que a CTGA apoiará a sua estratégia de médio e longo prazo.