Operação e Manutenção das ETAR de Espinho e Remolha
2022-11-17
A CTGA venceu o concurso público promovido pela Águas do Centro Litoral, S.A. para a prestação de serviços de operação e manutenção das ETAR de Espinho e Remolha, renovando uma prestação de serviços que já vinha executando desde 2017.
A ETAR de Espinho está dimensionada para um caudal nominal de 30 890 m3/dia e para uma população equivalente de 200 000 habitantes. O processo de tratamento utilizado é o de lamas activadas por arejamento convencional (em média carga), cuja linha processual é constituída por – tratamento da fase líquida – elevação inicial das águas residuais brutas, gradagem grossa, gradagem fina, remoção de areias, óleos e gorduras, pré-precipitação química, decantação primária em 3 decantadores circulares, tratamento biológico em tanques de arejamento em regime de média carga, em 3 linhas, decantação secundária em 4 decantadores de planta circular, recirculação de lamas biológicas, tratamento terciário por filtração e desinfecção por radiação UV, para aproveitamento do efluente secundário, elevação final para exutor submarino – tratamento da fase sólida – espessamento gravítico das lamas primárias, espessamento mecânico das lamas biológicas em excesso, mistura e armazenamento de lamas mistas, estabilização das lamas por digestão anaeróbia em regime mesófilo e aproveitamento energético do biogás em cogeração, armazenamento das lamas digeridas, desidratação mecânica das lamas digeridas , armazenamento de lamas desidratadas em silo – tratamento da fase gasosa – ventilação e desodorização do tratamento preliminar, do espessamento e desidratação de lamas.
A ETAR da Remolha está dimensionada para um caudal nominal de 1 040 m3/dia e para uma população equivalente de 6 500 habitantes. O processo de tratamento utilizado é o de lamas activadas na variante de reactores biológicos descontínuos sequenciais (SBR).
O prazo de execução da prestação de serviços é de 5 anos e o valor global máximo da adjudicação cifra-se nos 3.815.456,54 EUR.