Projecto SYNAPPS

2021-12-31

O Projecto SYNAPPS - Plataforma de estimação, controlo e optimização de estações de tratamento de águas residuais, com a duração prevista de 30 meses e um orçamento de aproximadamente um milhão de euros, liderado pela CTGA – Centro Tecnológico de Gestão Ambiental, Lda., e a ser executado em copromoção com o ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade e com o ISR – Instituto de Sistemas e Robótica, entidades do Sistema Científico Nacional, obteve a aprovação do Programa Operacional do Centro, através da Agência Nacional de Inovação.

Com a plataforma SYNAPPS pretende-se proporcionar condições para uma gestão integrada dos vários processos de tratamento das ETAR, garantindo um elevado desempenho ambiental, energético e operacional, simplificar e desonerar a actividade de exploração deste tipo de infraestruturas técnicas.

Os objectivos do Projecto SYNAPPS centram-se em dois pontos fundamentais. Na concepção, desenvolvimento e validação em condições reais de uma plataforma inovadora de estimação, controlo e optimização de ETAR, baseada na implementação de cadeias de medição multiparamétricas e na aplicação de técnicas de inteligência computacional (e.g. Big Data Analytics, Data Mining e Machine Learning), e na instalação da plataforma em normal funcionamento, de modo a validar o conceito em todos os aspectos relevantes para a sua comercialização e posterior utilização.

O SYNAPPS é um Projecto com relevância regional e nacional, com elevado potencial de internacionalização, que reúne o conhecimento prático da Gestão e Operação de ETAR com o “know-how” técnico e científico para o desenvolvimento e transferência de tecnologia inovadora na gestão operacional das ETAR e com impacto no seu desempenho ambiental e energético.

O projecto SYNAPPS conta igualmente com a disponibilidade da empresa Águas do Centro Litoral, S.A., pertencente ao Grupo Águas de Portugal, para acolher o desenvolvimento do piloto da plataforma SYNAPPS numa das suas ETAR.